Wtime Business Intelligence

Fique por dentro

Proteção de Dados: qual a importância de democratizar o assunto?

Como reflexo da constante aceleração digital, a discussão sobre a Proteção de Dados tem se tornado cada vez mais frequente. Ainda assim, ela não é popularizada da forma como deveria. Mas afinal de contas, qual a importância de democratizar a discussão sobre a Proteção de Dados e seus benefícios?

Importância de democratizar a discussão sobre a Proteção de Dados

O principal objetivo dessa discussão é incentivar uma cultura de conscientização a respeito da proteção de dados. Para que a sociedade passe a encarar esse assunto como um direito e assim possa exigir que as empresas e órgãos federais cuidem de seus dados, com segurança e transparência. 

Nos dias de hoje, em que o mundo está cada vez mais digital e os crimes cibernéticos estão crescendo, é fundamental se informar sobre proteção de dados, para evitar cair em golpes ou ter seus dados expostos. 

Lei Geral de Proteção de Dados

Apesar desse tema ser abordado há anos internacionalmente, no Brasil o assunto ainda parece ser novidade, já que a Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, só entrou em vigor no país em 2020.

O objetivo da LGPD é justamente proteger os direitos de privacidade e liberdade a respeito dos dados de um indivíduo. Dessa forma, cabe ao cidadão permitir o armazenamento e uso de seus dados pessoais, com isso, o órgão que irá utilizar tais dados deve informar ao cidadão como e quando isso será feito. 

Como se proteger?

Mesmo sabendo da importância do Dia Internacional da Proteção de Dados e da Lei Geral de Proteção de Dados, muitos de nós ainda estamos expostos aos perigos de ter nossas informações violadas no mundo digital.

Conforme uma pesquisa da Cybersecurity Ventures, atualmente cerca de 97% das empresas foram afetadas de alguma forma por uma violação na segurança de dados. Visto isso, como é possível se proteger?

Existem dois pontos de vista principais: o de cidadão e o das empresas. Em relação aos dados individuais, o primeiro passo é se manter atento às questões de segurança: buscar sites confiáveis, com certificados, não compartilhar informações em locais estranhos  etc.

Já no lado das empresas, é imprescindível contar com especialistas em segurança da informação e com sistemas operacionais de TI. Somente assim, é possível proteger a instituição de ameaças e crimes cibernéticos. 

Pensando nisso, aqui na WTime contamos com um time especializado e um portfólio repleto de soluções para que as empresas se protejam cada vez mais e alcancem um valor agregado para sua clientela. Entre em contato conosco e saiba mais! 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!