Wtime Business Intelligence

Fique por dentro

Como a cultura Data Driven está revolucionando o mercado

Nos dias atuais é essencial que as empresas invistam em novas tecnologias, para que consigam crescer no mercado e aprimorar suas habilidades. Pensando justamente nessas transformações digitais, surgiu o conceito de Data Driven.

Em tradução literal, o termo em questão significa “orientado a dados”. Essa nomenclatura é usada para definir processos organizacionais. Na prática, o sistema extrai informações estratégicas que ajudam a entender melhor sobre o seu negócio. Com isso, a empresa compreende seu público e a partir disso consegue desenvolver serviços cada vez mais apropriados para seus clientes.

Quer saber mais sobre por que essa metodologia vem sendo cada vez mais aplicada nas instituições? Continue lendo este texto.

Cultura Data Driven

Com o início do campo de conhecimento da ciência de dados, consequentemente surgiram métodos científicos de análise de algoritmos, como o Data Analytics e Data Manager.

No entanto, o Data Driven está à frente dessas ferramentas, já que além de fazer a coleta de informações, esse método também analisa o perfil de clientes e elabora possíveis maneiras de abordagem, além de potenciais parcerias,  etc.

Em outras palavras, com a cultura do Data Driven instaurada nas empresas, é possível que a instituição avalie o mercado como um todo, desde o consumidor até a concorrência.

Data Driven: como funciona?

Para entender como a cultura Data Driven funciona é preciso compreender que se trata de uma ciência multidisciplinar, ou seja, composta por diferentes métodos.

Para implementá-la em sua empresa alguns passos são essenciais. Vale ressaltar a importância do investimento em diferentes tecnologias para análise de dados, como os recursos EPMs, ERPs e CRMs, além de sistemas que suportam o volume trabalhado.

Outro fator primordial é considerar os indicadores de performance, por meio  dessas ferramentas é possível entender o nível de desempenho da empresa.

Por fim, mas, não menos importante, é preciso pensar sobre sua equipe, com profissionais qualificados. Com isso, as informações coletadas são mais facilmente transformadas em ações que beneficiam seu negócio.

Benefícios do Data Driven

No mundo corporativo, o método Data Driven contribui para o planejamento, gerenciamento e execução de estratégias. Analisando dados, é possível personalizar abordagens e ações e, com isso, evitar desperdícios em estratégias que não dariam retorno, o que consequentemente facilita a tomada de decisões mais assertivas.

Por esses motivos, a implementação da cultura Data Driven vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!