Cabral e WTime: uma transformação de sucesso
Na perspectiva de conhecer e apresentar ao público importantes nomes do nosso país que fazem a saúde acontecer, Edmilson Jr. Caparelli, presidente do Grupo Mídia, entrevistou o CEO do Grupo WTime, Wellington Cabral, para falar sobre a vida pessoal e profissional na série “1 Década de Influência”.
Com 15 anos de experiência e atuação na área comercial, Cabral tem uma carreira consolidada.
Natural de Guarulhos, o empresário contou que sua vocação para a profissão começou na juventude. Por ser muito bom com números, ele sabia que era essa área que deveria seguir. Resolveu ir atrás de um colegial técnico em Contabilidade e, por estar um pouco indeciso, partiu para a área de administração com ênfase em comércio exterior. Fez um ano, não se identificou e desistiu do curso. Por influência de um familiar, tentou o Direito. Frequentou seis meses e, também, abandonou. Então, focou em fazer marketing (Gestão e Planejamento de Vendas e Marketing), sentiu-se testado e, por gostar de desafios, foi onde se reconheceu: “Essa linha de planejamento, onde que as pessoas se relacionam, onde elas negociam, onde elas conversam e estão envolvidas com pessoas, foi o que mais me chamou a atenção”, respondeu Cabral
Sua trajetória profissional é marcada por ter passado por todas as etapas. O começo como office-boy e depois vendedor de peças na antiga Compaq (hoje HP), ocasionou uma conversa com um dos diretores no elevador da empresa que o estimulou a projetar o seu futuro.
— Virei para ele (diretor) e falei: estou aqui vendendo peças, vejo vocês bem-vestidos, tendo algumas conversas bem bacanas sobre viagem e isso me chamou a atenção – evoca Cabral.
Esse foi o início de tudo. Depois disso, o empresário passou por todo o ciclo: trainee, gerente de contas júnior, pleno e sênior; gerente comercial e diretor comercial.
A criação da WTime se deu logo após esse processo. Já, em sua segunda MBA, Cabral resolveu largar o emprego que tinha em uma grande integradora de serviços no Brasil para, mesmo sem muito respaldo por ser um desafio empreender no país, começar o Grupo WTime. Por meio de um chamado de Deus, como ele mesmo descreve, foi na família que o CEO encontrou o maior apoio e a coragem para seguir esse caminho: “O nosso trabalho foi muito forte e consistente em planejamento, persistência, ser uma empresa ágil e que sempre está em desenvolvimento”, aponta Wellington Cabral.
Um trabalho de sucesso que há quatro anos vem passando por uma transformação constante. A análise dos concorrentes, as tendências, qual o segmento é preciso atingir, entre outras atividades, são o foco principal da empresa. Hoje, com quase 200 colaboradores, a WTime atende grandes grupos de saúde no Brasil inteiro e sempre busca fazer pesquisas para entender o negócio do cliente e entregar uma proposta de valor adequada. Com a pandemia, Cabral usou o período para indicar que é preciso união neste momento difícil: “É extremamente importante essa união e essa busca para os avanços tecnológicos que refletirão na melhora de serviços, de processos e de uma série de coisas que nós temos que entregar para que nós consigamos cuidar das vidas das pessoas”.
Sobre conselhos para quem está desejando empreender, o empresário recomenda estudar sempre: “O que eu coloco aqui é que a qualificação é essencial. Falo isso para meus amigos, filhos e familiares, inclusive. Temos que buscar sempre para que nós consigamos atingir sempre nossos objetivos. Sem objetivo e sonho não tem como viver. É necessário o aperfeiçoamento pessoal e profissional”.
Quando perguntado se teria feito algo diferente, Cabral revelou que mudaria poucas situações, porque as construções são feitas de erros e acertos: “A WTime cresceu nessa linha: olho no olho, transparência e conversando com o nosso time como se estivéssemos conversando com alguém de casa. O nosso jeito de ser é nesse caminho. Fazer com que as pessoas se sintam parte e que isso seja real”, concluiu.
Tags:#1décadadeinfluência, #grupomídia