Wtime Business Intelligence

Fique por dentro

Serviços em cloud: um guia completo para entender essa ferramenta

Nos dias atuais, a virtualização das empresas se tornou vital para a melhoria dos sistemas operacionais. É por meio dela que um único servidor é capaz de agrupar todas as informações necessárias.

Dentro desse segmento existem os “serviços em nuvem”, ou “serviços cloud”. Além de otimizar o tempo de atividades diárias, essa ferramenta também é provedora de maior segurança para o compartilhamento de materiais entre os usuários, por meio de dispositivos on-line.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo esse texto.

O que são serviços em cloud?

No início da década de 1960, surgiram os primeiros estudos a respeito dos sistemas de compartilhamento. Com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia, esse serviço se aprimorou. No início da década de 2000, passou a ganhar força e recebeu a nomenclatura que conhecemos hoje.

Os serviços em cloud são provedores que funcionam a partir da conexão com a internet. Pelo que é chamado de “nuvem”, é possível acessar dados, documentos, fotos e outros serviços, sem a necessidade de download. Seu diferencial, justamente, é não ser uma entidade física, mas sim trabalhar por intermédio de uma rede de servidores, conectados entre si. 

Em suma, o objetivo principal é que o usuário possa compartilhar seus dados de maneira global e em tempo real. Assim, tudo fica centrado em um único lugar, com armazenamento seguro.

Tipos de cloud

Essa ferramenta funciona a partir da divisão de três tipos de provedores que oferecem soluções distintas entre si, são eles: a Infraestrutura (IaaS), Software (SaaS) e Plataforma (PaaS).

A chamada IaaS é o estilo mais comum. Neste caso, o provedor de nuvem concede uma infraestrutura de TI, ou seja, é usado para armazenamento de redes e o serviço é pago conforme o uso.

Já o SaaS funciona como uma oferta de software, com comercialização e distribuição. Na prática, as informações e dados do usuário ficam salvos na nuvem e podem ser acessados de diferentes dispositivos. Empresas como a Skype, Netflix e Google usam desse serviço, de forma paga.

Por fim, o modelo PaaS oferece uma plataforma de aplicações com base em software por meio da nuvem. A finalidade é que os usuários do serviço – como os programadores – possam executar e administrar a aplicação. Apesar de popular, essa atividade é mais cara que o IaaS.

Ambiente físico X nuvem

Os serviços em cloud se tornaram verdadeiras tendências dentro do ambiente empresarial, cada vez mais substituindo funções que até então eram ocupadas por máquinas físicas. Essa mudança se dá principalmente pela vantagem que esse tipo de armazenamento carrega. Exemplos desses benefícios são a segurança, velocidade, escalabilidade da empresa e a diminuição dos resíduos eletrônicos.

Serviços em nuvem nas empresas  

Como vimos neste texto, os serviços em nuvem contribuem para a uma melhor infraestrutura e gerenciamento mais otimizado de contas e dados dos clientes de uma empresa. No mercado empresarial, a adoção desse tipo de atividade pode auxiliar para que o negócio que opte por seu uso amplie sua presença entre os concorrentes do setor. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!